Seja bem vindo, boa leitura, será um prazer teu comentário.
Ataíde Lemos
Palavras, uma viagem pelos sentimentos.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
A cruz
 
Por que a cruz antes símbolo de sofrimento, de morte torna-se símbolo de amor e de salvação? Por que motivo adorar a cruz?
 
A cruz tem muitos sentidos e o maior dele que nos parece ser é o sofrimento. É também uma pena, ou seja, a cruz foi um dos meios de condenação à morte muito usado no tempo de Jesus. Porém ele antes de ser morto e morte de cruz, como nos diz são Paulo, muitas vezes, se referiu a cruz, não propriamente a sua morte, embora, também se referisse a ela, mas, dizia “quem quiser ser meu discípulo toma sua cruz e me siga...”. Em suma, a cruz na nossa vida é inevitável, isto é, não há como viver sem passar pelo sofrimento. De uma maneira ou de outra passamos pela cruz e são varias não apenas uma ao longo da vida. Há cruzes que nós mesmos construímos e há outras que nos são impostadas. No entanto, é preciso carrega-la. Carrega-la com fé, mas, sobretudo com esperança, pois, a cruz tem o poder de nos salvar. A cruz pode nos curar na medida em que fazemos dela uma oportunidade de refletir a vida e deixar de olhar para ela como amargor, de de maneira egoísta e desespero.
 
Jesus ao passar pela cruz ele a transforma em salvação. Ele santifica-a santificando assim todo o sofrimento. Ele sendo Deus, se coloca como nós e a sua ressurreição transforma em vitória sobre a cruz.
 
Costumamos sempre ouvir que é pelo sofrimento que crescemos; é pelo sofrimento que aprendemos e assim, transformamos em pessoas melhores. Tornamos pessoas mais sensíveis, mais humanos, menos julgadoras e preconceituosas. Então que bem enorme a cruz nos proporciona? Quantas oportunidades Deus nos oferece para melhorarmos através da cruz? Evidentemente, Ele não se compraz com o sofrimento, Ele não sente-se feliz com a nossa dor, pois, nossa dor, dói nele também, no entanto, se não há como evitar o sofrimento, se não há como fugir da cruz, porque não aprendermos a olhar para ela e encara-la como símbolo de salvação para nós?
 
O cristão (católico) adora a cruz, pois, ela a partir de Jesus torna-se um dos maiores símbolos de salvação, porque ele próprio passou por ela, sem reclamar como um cordeiro rumo ao matadouro. Ele viveu a cruz do sofrimento, da indiferença; o sofrimento do abandono, da rejeição, da negação, porém, sofreu em silêncio e a Palavra diz “o servo não é maior que seu senhor”.
 
Enfim, é difícil entender o grande mistério do amor pela cruz, ou de adorar a cruz, mas, em Jesus podemos deixar-se entregar neste mistério do amor e da esperança que nos santifica através da cruz.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 28/10/2013
Comentários