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Ataíde Lemos
Palavras, uma viagem pelos sentimentos.
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Textos
Cliente satisfeito e o vendedor feliz
           
       Um vendedor de arroz ao chegar no cliente para visita, recebe como entrada o seguinte comentário:
 
-         Hoje não vou querer nada. Então o vendedor responde:
 
-         Primeiramente, bom dia, tudo bem?
 
O cliente diz:
 
-         Bom dia, mas hoje não preciso de nada.
 
O vendedor argumenta:
 
-         Mas, por que? Fiz uma conferencia no deposito e vi que o arroz está baixo no estoque, não vai dar para encontrar com a próxima compra.
 
O cliente pensa um pouco e responde:
 
-         Vai sim; as vendas estão fracas, mas! e o preço abaixou um pouco? Ao fazer a pergunta solta um sorriso meio debochado.
-          
O vendedor também sorri e diz:
 
-         Somente se for na pilha de arroz e no estoque, alias subiu, os preços estão em alta, houve queda na produção, por isto, em plena safra está ocorrendo aumento.
-          
O cliente fica sério e diz:
 
-         Mas, é só seu arroz que subiu, pois as outras marcas estão com o mesmo preço.
 
O vendedor da uma pausa e logo responde:
 
-         Tenho consultado alguns concorrentes e notei que eles já alteram, talvez os preço que você tem deve ter sido de uns 15 atrás. Inclusive, você deve fazer algumas alterações nos preços.
 
O cliente desconversa e logo diz:
 
-         Faz o seguinte;me manda 50 fardos então.
 
       O vendedor faz uma proposta para o cliente:
 
-         Por que você não faz um pedido maior? Posso conseguir um preço melhor; melhorar o prazo. Tenho certeza que você me agradecerá, pois poderá fazer uma promoção com preços mais competitivos, além do que, o arroz está em alta e você ganhará com isto. Lembre-se muitas vezes, o segredo de um bom lucro não está na venda, mas sim na compra. Comprando bem, pode fazer um preço melhor e todos lucram, você e seus clientes.
 
O cliente pensou, pensou e perguntou:
 
-         Qual a proposta que você tem?
 
      O vendedor disse:
 
-         Se você comprar 200 fardos, posso conseguir 1,5% de desconto, melhorar mais 15 dias no prazo e ainda, parcelar em 4 pagamentos. É uma proposta boa, pois, como te disse, o arroz está em alta.
 
O cliente pegou a calculadora fez algumas contas, pediu mais desconto e o vendedor respondeu:
 
-         Esta é a ultima proposta, melhor. Você sabe que se pudesse faria com todo prazer. Mas, pensa bem, você estará fazendo um bom negocio. Dito isto, o vendedor foi logo abrindo o pedido fazendo algumas anotações e perguntando ao cliente informações para fechar o pedido. O vendedor disse ao cliente: semana que vem, já estou te entregando a mercadoria.
 
       O cliente assinou o pedido, tendo certeza que fez um bom negocio e o vendedor, muito contende, por ter fechado uma boa venda, depois de algumas conversas paralelas o vendedor disse ao cliente.
 
-         Tenha um bom dia.
 
       O vendedor cumprimentou despedindo  do cliente se foi.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 11/06/2012
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